#13 - Analgesia Induzida pelo Exercício na Dor Lombar Crónica

1 July 2019 Fisioterapia em condições músculo-esqueléticas & Desporto
Eduardo Pedro·Susana Duarte·Rita Fernandes

Introdução e Objetivos:

A Dor Lombar Crónica (DLC) é a principal causa mundial de anos vividos com incapacidade e a disfunção músculo-esquelética mais prevalente em Portugal. As recomendações apontam o exercício terapêutico como principal estratégia de intervenção, mas a evidência destaca o reduzido impacto deste a médio e longo prazo nos principais indicadores clínicos. Os seus mecanismos de ação são um alvo de estudo relevante para melhorar a sua aplicação terapêutica e aprofundar a caracterização da DLC. Este trabalho pretende estudar os indicadores de hipoalgesia induzida pelo exercício (EIH) e os parâmetros somatossensoriais de uma amostra com DLC, após a realização de um programa de exercício de controlo motor.


Material e Metodologia:

Realizou-se um estudo exploratório com um desenho “pré- pós” intervenção numa amostra de 11 sujeitos com DLC. O protocolo de intervenção tratou-se de um programa de 12 sessões de exercício de controlo motor e foram avaliados indicadores clínicos (END, QBPDS, GBRS, PDQ e SBST), psicossociais (PCS e TSK) e somatossensoriais (QST), antes e após a aplicação do protocolo de intervenção.


Resultados:

Observou-se uma redução na intensidade da dor e incapacidade dos participantes, bem como a melhoria dos indicadores psicossociais (p<0.05). Adicionalmente, observaram-se aumentos dos limiares térmicos de dor na região lombar, diminuições dos limiares de deteção térmica na mão e redução da somação temporal na região lombar (p<0.05). No entanto, o exercício não promoveu a ativação dos mecanismos inibitórios endógenos da dor.


Conclusões:

Os resultados sugerem que um programa de exercícios de controlo motor que apresenta efeitos hipoalgésicos também promoveu alterações nas características somatossensoriais numa amostra de sujeitos com DLC. A análise dos dados indica que a EIH ocorreu predominantemente nas vias periféricas e segmentares. Pelas limitações metodológicas presentes, os resultados deste estudo deverão ser interpretados cuidadosamente, mas os resultados justificam a investigação no tópico da EIH na DLC para melhor caracterizar os mecanismos de ação das diferentes modalidades de exercício terapêutico recomendados nesta disfunção.

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Subscreva a nossa newsletter