#181 - e-Delphi: Painel de peritos na identificação das competências centrais de comunicação clínica em fisioterapia

27 October 2021 Fisioterapia & Ensino
Leonor Santos·Sílvia Queirós·Germano Couto·Rute Meneses

Introdução:

A técnica de Delphi é um método sistemático e formal de obter consenso por peritos, particularmente no desenvolvimento de guidelines com profissionais de saúde e do ensino e na criação de quadros de competências, para o desenvolvimento de unidades ou planos curriculares nas áreas de saúde. A seleção do painel de peritos é um dos pilares da técnica, com recomendações quanto aos critérios e tamanho, que garantam a força e fiabilidade dos resultados.


Objetivo:

Criar um painel de peritos para aplicar a técnica e-Delphi, a fim de obter consenso sobre quais as competências de comunicação clínica, na formação pré-graduada em fisioterapia em Portugal.

 

Método:

Definidos como critérios de inclusão: 1) ser doutorado, doutorando ou mestre, de preferência em comunicação em saúde; 2) ter mais de 7 anos de experiência como formador em competências de comunicação para profissionais de saúde, em particular fisioterapeutas; 3) estar a desenvolver ou ter desenvolvido investigação em comunicação clínica. Numa pesquisa online e posteriormente pelo efeito bola de neve, identificaram-se 32 peritos. Convidados via email, 21 aceitaram participar, dos quais 20 responderam à primeira e segunda ronda e 18 na terceira e última.

 

Resultados:

Com média de 18 anos de experiência como formador/docente, 80% dos peritos são doutorados e tem como principal atividade a docência; 40% tem formação base em fisioterapia e os restantes em psicologia, medicina, enfermagem, direito e ciências farmacêuticas, 90% tem formação complementar em competências de comunicação. O estudo permitiu listar as 10 competências de comunicação centrais na formação pré-graduada em fisioterapia, com destaque para a empatia, relação/aliança e escuta ativa com maior consenso como Importante-Muito Importante.


Conclusão:

A criação de um painel heterogéneo de peritos, representativo de diferentes áreas de ciências da saúde e de várias instituições de ensino superior de todo o país, com vasta experiência na docência e conhecimentos relevantes na temática, considerou todos os aspetos relevantes do tema e assim produziu soluções de maior qualidade e aceitação, contribuindo para aumentar a validade do conteúdo dos resultados.

 

Leonor Santos
FCS-UFP & CP/ESS-IPP

Sílvia Queirós
FCS-UFP & MFR-CHVNG/E

Germano Couto
FCS/ESS-UFP & CINTESIS

Rute Meneses
FCHS/CTEC/OLD/APASD/CPP/FP-B2S-UFP

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