#5 - Fortalecimento do quadricípite com resistência progressiva - protocolo DAPRE - na reabilitação de prótese total do Joelho: 2 casos clínicos

20 October 2021 Fisioterapia em condições músculo-esqueléticas & Desporto
Hugo Santos·Beatriz Leitão·Andreia Grilo

Introdução:

A osteoartrose do joelho é caracterizada pela degeneração da cartilagem e formação de osteófitos nas margens da articulação, tendo como principais sintomas a dor, rigidez matinal e a diminuição progressiva da função. É uma condição clínica cada vez mais frequente, nas pessoas com idades superiores a 60 anos. A colocação de uma prótese total do joelho (PTJ) é um dos muitos procedimentos utilizados para aliviar a dor e melhorar a função. Um dos objetivos da Fisioterapia no pós-operatório de uma PTJ é promover a contração muscular precoce dos músculos envolventes, principalmente do quadricípite. Um dos protocolos de fortalecimento descritos na literatura é o DAPRE - Daily Adjustable Progressive Resistance Exercise - o qual se baseia no conceito de progressão sistemática.

Objetivo:

Descrever a intervenção da Fisioterapia associada à aplicação precoce de um protocolo DAPRE para o fortalecimento do quadricípite, em dois casos de reabilitação de PTJ, e analisar os resultados obtidos.

Métodos:

A fisioterapia foi realizada, durante 6 sessões de 90 minutos, em 2 sujeitos, submetidos a PTJ. Sujeito A, sexo masculino com 67 anos e Sujeito B, sexo feminino com 80 anos de idade. No pós-operatório apresentavam diminuição das amplitudes articulares, edema e diminuição da força muscular, sendo que o quadricípite apresentava o maior défice de força, com consequentes alterações da postura e da marcha. As sessões consistiram na mobilização do joelho, mobilização acessória da patela, mobilização dos tecidos moles, treino de estabilidade e fortalecimento segundo protocolo DAPRE.

Resultados:

Após 6 sessões de tratamento foram verificados ganhos nas amplitudes articulares, um aumento da força muscular e melhorias no Timed-up-and-go test, Stair-climbing test, Medida de independência funcional e Escala Knee injury and Osteoarthritis Outcome Score.

Conclusões:

Após uma PTJ o défice de força muscular do quadricípite é um dos principais geradores de alterações funcionais, a aplicação de um protocolo DAPRE, em associação com outras técnicas de Fisioterapia, parece ser exequível, sugerindo-se a realização de mais estudos que comprovem a eficácia deste protocolo.

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Subscreva a nossa newsletter