Mesa 3: A Fisioterapia Centrada na Pessoa

20 February 2025

A Fisioterapia Centrada na Pessoa representa um modelo da prestação de cuidados que coloca a pessoa no centro do processo de intervenção. Esta abordagem enfatiza a tomada de decisão partilhada, assegurando que a abordagem do Fisioterapeuta prioriza os seus objetivos, valores e preferências ao longo de todo o processo de intervenção. Desta forma, considera não apenas a condição física do utente, mas também os seus contextos emocional, psicológico e ambiental.

Esta abordagem oferece uma resposta eficaz, não só porque promove melhores resultados clínicos, orientando-os para a funcionalidade e bem-estar, mas também porque fortalece a relação terapêutica, promovendo uma experiência mais humanizada e alinhada com as necessidades reais da pessoa e, em última análise, resultados mais significativos e satisfatórios. Mas como integrar esta visão com a abordagem clínica, alicerçada na ciência e na objetividade? Será necessário reconfigurar as competências dos Fisioterapeutas? Como criar um ambiente facilitador de tomada de decisão partilhada?

Participar nesta discussão proporcionará insights valiosos que podem ser aplicados diretamente na prática clínica, desafiando-nos a repensar o nosso desempenho e a redefinir os critérios de sucesso desta nova forma de intervir. Além disso, permite reforçar a visão e o raciocínio do Fisioterapeuta, que se devem pautar pelo ecletismo, informados pela melhor evidência disponível e por uma abordagem centrada na pessoa. Ao fazê-lo, demonstramos competência e autenticidade, reforçando a confiança na nossa profissão, adaptada às mudanças globais e preparada para responder às expetativas dos utentes e aos avanços na saúde pública.

Esta reflexão é essencial para os Fisioterapeutas que pretendem evoluir na profissão e que veem na Fisioterapia Centrada na Pessoa um caminho para transformar a prática clínica, permitindo que nos tornemos, não apenas especialistas em técnicas, mas verdadeiros facilitadores de mudanças significativas na vida das pessoas.

Subscreva a nossa newsletter